Quem te leva para perto de Jesus?

Texto bíblico básico: Marcos 2:1-12

  1. Não precisamos esperar Jesus dizer o que nós temos que fazer, podemos ver a necessidade e tomar a iniciativa.

  2. Havia uma multidão em torno de Jesus, obstruindo a porta. Já imaginou o quanto essa atitude egoísta feriu o coração do paralítico?

  3. Não é porque eu estou perto do lugar onde Jesus está que eu esteja contribuindo para o crescimento do Reino, eu posso até mesmo estar atrapalhando.

  4. Não devemos permitir que os obstáculos sejam desculpa para deixar de fazer aquilo que Deus propôs no nosso coração.

  5. Eu sou apenas pessimista mesmo ou é hábito decorrente de ser programador? O fato é a multidão não vai facilitar para você. Não espere alguém abrir caminho para você. Encontre alternativas.

  6. Na maioria das vezes, vamos encontrar pessoas que, conscientemente ou não, serão empecilhos ao nosso propósito de levar alguém até Jesus.

  7. Não bastassem as nossas próprias falhas, falta de confiança em nossa capacidade, medos, comodismo, ainda haverá desestímulo da parte dos outros.

  8. Devemos ser persistentes. Quem não gostaria de ter amigos como esses?

    • Carregaram até lá, mas não dava para entrar;
    • Deram um jeito de subir para o teto, abrir um buraco e descê-lo.
  9. Quando levamos alguém até a presença de Jesus, Ele vai fazer algo muito maior do que nós estávamos pensando.

  10. Jesus disse ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados!”.

    • “Vendo a fé deles”: a nossa fé pode conduzir alguém a receber o perdão de Deus;
    • Por que perdoou só o paralítico? Provavelmente ele era uma pessoa amargurada, revoltada, que perdera a fé em Deus e nos seres humanos;
    • O paralítico de Betesda tinha sentimentos assim também. Quando Jesus perguntou se ele queria ser curado, ele apenas se lamuriou da indiferença e egoismo dos outros;
    • Os amigos do paralítico já estariam reconciliados com Deus e a atitude deles foi a centelha que fez com que ele cresse novamente e se arrependesse.
  11. A mesma multidão que atrapalha alguém a se aproximar de Jesus, abre caminho para que este se afaste Dele.

  12. Isso serve para refletirmos se a influência que estamos recebendo das pessoas à nossa volta ou dos meios de comunicação estão formando um paredão, nos mantendo distantes de Jesus, ou se estão abrindo caminho e nos facilitando a passagem para nos afastarmos Dele.

  13. Paulo falando aos tessalonicenses diz que foi para eles como um mordomo dos tesouros eternos, amoroso como uma mãe (embora fosse um cara durão), firme como um pai, anunciando a Palavra como um arauto de Deus.

  14. Eu posso ver algo similar na atitude daqueles amigos do paralítico.

    • Imagino o desânimo do doente a cada barreira encontrada;
    • E seus amigos, com o amor de um mãe e a firmeza de um pai insistindo: “vamos tentar outra opção”.
  15. Eu não sei você, mas em mim, a atitude desses amigos causam um certo desconforto.

    • Olhando para minha vida fico me perguntando quantos telhados eu já descobri e quantos paralíticos espirituais eu já levei até a presença de Jesus;
    • Não me parece que foram muitos.

Se isso mexe com você também, tenho uma boa notícia: há muitas pessoas espiritualmente doentes à nossa volta, esperando para serem levadas até a presença do Médico Jesus, para serem curadas e perdoadas.

Temas similares