Vida cristã saudável
Texto bíblico básico: 2 Pedro 1
Neste sermão percorremos o primeiro capítulo de 2 Pedro, comentando versículo por versículo, para ressaltarmos o verdadeiro sentido da vida cristã, evidenciando como o secularismo da sociedade atual tem invadido a igreja ocidental.
-
Fé preciosa obtida pela justiça de Deus na cruz.
-
Bênçãos multiplicadas pelo conhecimento de Deus.
-
Deus nos equipou com todas as ferramentas necessárias para uma vida de piedade.
-
Promessas para nossa vida, hoje, nos garantem que temos a natureza de Cristo e podemos escapar da corrupção do mundo (ver 1 João 2.15,16).
-
Visto que Deus proveu tudo isso para nós, cabe a nós desenvolvermos, diligentemente, a parte que nos cabe. Construir sobre o alicerce da Fé, todo o edifício da vida cristã: FÉ → Virtude (excelência moral): trazer a luz de Cristo para este mundo corrupto.
-
Fé → Virtude → Temperança (autocontrole, domínio próprio): As pessoas se comportam como crianças mimadas. Exemplo: passageiro que perdeu o voo em Recife porque ficou bebendo na área VIP1. A polícia teve que usar spray de pimenta para contê-lo.
- Paulo chama os irmãos de Corinto de crentes meninos (1 Coríntios 14.20).
- Hebreus fala de crentes antigos, que já deviam ser mestres, mas que não saíram do Maternal (Hebreus 5.12).
Fé → Virtude → Temperança (autocontrole, domínio próprio) → Paciência (perseverança): Não desanimar diante dos obstáculos. O contrário disso é o imediatismo que domina a nossa sociedade (o novo hedonismo). - China (treinamento, disciplina, militarização desde a infância) vs Ocidente, redes sociais (algorítimos para entregar dopamina imediata e constante). Qual sociedade sobreviverá?
- Hedonismo: surgido na Grécia antiga, busca do prazer, fuga da dor
- Ética de Epicuro: paz de espírito, amizade, uma vida tranquila
- Ética Utilitarista: bem-estar coletivo acima do prazer individual
- Ética Cirenaica (Aristipo de Cirene): a mais irresponsável, a busca pelo prazer sensorial mais intenso e imediato possível, sem se preocupar com as consequências futuras.
- Novo hedonismo: drogas recreativas, redes sociais, relacionamentos descartáveis, permissividade, uma pílula mágica para cada problema.
-
Fé → Virtude → Temperança (autocontrole, domínio próprio) → Paciência (perseverança) → Piedade (devoção a Deus) → Fraternidade (dedicação ao próximo, comunhão; traduzido como gentileza fraternal na versão da bíblia BJK) → Amor (amor desinteressado, amor altruísta, dedicação ao outro; não confundir caridade com filantropia)
-
(v.8-9) O conhecimento pode ser estéril, se não for acompanhado de ações práticas. Se faltar isso na vida do crente, revela a falta de uma visão de longo prazo, denuncia a falta de crescimento espiritual.
-
Trabalhem, se esforcem. Deus fez a Sua parte e espera que façamos a nossa.
-
Entrada no Reino (agora, não um evento escatológico), algo valioso, não banal ou trivial.
-
(v.12-15) Assim como Paulo, o apóstolo Pedro, afirma: “é algo que vocês já sabem, mas não vou deixar de repetir, enquanto eu viver, pois Jesus já me avisou que tenho pouco tempo de vida, e quero que vocês lembrem-se disso, depois que eu morrer.”
-
(v.16-19) Não são fábulas, nós vimos a Sua glória e a confirmação de Deus Pai, no Monte da Transfiguração.
-
(v.20-21) Pedro termina este capítulo reafirmando a autenticidade da Palavra, que não vem de opinião humana (do profeta), mas foi dada pelo próprio Espírito Santo. Portanto, não é a minha palavra, nem a opinião de Pedro, mas a Palavra de Deus.
-
Reportagem do G1: Passageiro depreda aeroporto do Recife após beber em sala vip e perder voo ↩︎