Refutando "A Cabana"
Em um mundo tão cruel e injusto, é natural nos questionarmos por que existe tanta maldade e por que Deus não intervém para para mudar isso. O livro e, posteriormente o filme, A Cabana colocou em evidência novamente esse tipo de questionamento, que tem acompanhado a cristandade desde muito tempo. Se Deus é bom e é Todo-Poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento? Começa aí os problemas desse livro. Na tentativa de responder a essa pergunta, o autor abandona a forma como a Bíblia lida com o tema e se volta para uma abordagem mais humanística do problema do sofrimento. Ele tenta resolver esse dilema requentando heresias antigas e substituindo princípios cristãos por conceitos importados de religiões orientais e até do espiritismo. Paul Young, o autor canadense que escreveu o livro, deixa muito claro na sua obra o quanto ele acredita no universalismo, uma heresia que afirma que que todos, no final das contas, serão salvos.
O Dr. Michael Youssef, líder do ministério Leading the Way e pastor da Igreja dos Apóstolos, em Atlanta nos EUA, listou 13 heresias1 contidas nessa obra, que tem introduzido perigosos erros teológicos na Igreja e levando muitos cristãos ao engano, por passarem a acreditar mais nos conceitos universalistas, defendidos sutilmente pelo autor, do que na genuína verdade da Palavra de Deus.
A seguir a lista das heresias levantadas pelo referido teólogo:
1 – Deus Pai foi crucificado com Jesus
Refutação: Os olhos de Deus são puros e não podem olhar para o pecado, a Bíblia diz que Deus não poderia olhar para seu próprio Filho amado enquanto este estava pendurado na cruz, carregando nossos pecados, por isso mesmo o abandonou na hora de Sua morte, portanto não tinha como Deus Pai ter morrido com Jesus. (Hc 1:13; Mt 27:45, Is 53:4-10).
2 – Deus está limitado por seu amor e não pode praticar a justiça
Refutação: A Bíblia declara que o amor de Deus e sua justiça são dois lados da mesma moeda, igualmente partes da personalidade e caráter de Deus. No Seu amor Ele nos deu Jesus. Devido à Sua justiça, Jesus teve que Se oferecer para tomar o nosso lugar na cruz. (Is 53:10, 61:8; Os 2:19; Rm 9:13).
3 – Na cruz, Deus perdoou toda a humanidade, tanto os que se arrependeram quanto os que não (alguns escolhem um relacionamento com Ele, mas Ele perdoa a todos igualmente)
Refutação: Essa nada mais é que a velha conhecida heresia denominada universalismo. Jesus deixou claro que somente aqueles que vierem até Ele serão salvos (Jo 1:11-12; 14:6).
4 – Estruturas hierárquicas, sejam na igreja, sejam no governo, são ruins
Refutação: Paul Young tinha um relacionamento conturbado com as instituições religiosas e lidava mal com qualquer figura de autoridade, em geral. Isso acabou influenciando os conceitos defendidos em seu livro. A verdade é que nosso Deus é uma Pessoa que ama a ordem. Deus definiu regras estruturais para a Sua Igreja, incluindo como os dons devem ser utilizados e quais as qualificações necessárias para os líderes (Jó 25:2-3; 1 Co 12; 1 Co 14; 1 Tm 3).
5 – Deus nunca vai julgar as pessoas pelos seus pecados
Refutação: A Palavra de Deus, repetidamente, exorta as pessoas a escaparem do julgamento de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, Seu Filho. Jesus fala mais do juízo e do inferno de que do céu. (Rm 2:16; 2 Tm 4:1-3; 2 Pe 2).
6 – Não existe hierarquia na Trindade, só um circulo de unidade
Refutação: A Bíblia mostra que existe uma hierarquia (que a Teologia denomina Economia da Trindade), embora isso não signifique que uma Pessoa é maior ou melhor que outra. Jesus disse que Se submete à vontade do Pai e também disse que enviaria o Espírito Santo. Escrevendo aos Coríntios, o apóstolo Paulo afirma que, no final, o Filho entregará o Reino ao Pai, quando tiver vencido todos os inimigos de Deus. (Jo 4:34; 6:44; 14:26; 15:26; 1 Co 15:24).
7 – Deus se submete aos desejos e escolhas humanas
Refutação: Deus é soberano e nós somos os Seus servos, criados para fazer a Sua vontade. O próprio Senhor Jesus se submeteu à vontade do Pai. Que dirá seus servos! (Is 46:10; Mt 7:21).
8 – Justiça nunca vai acontecer, por causa do amor
Refutação: A Bíblia ensina que quando o amor de Deus é rejeitado, quando é rejeitada a oferta de salvação e perdão, então a justiça prevalecerá. De outra forma, Deus teria enviado Seu Filho para morrer em vão (Mt 12:20; Rm 3:25-26).
9 – Não existe julgamento eterno ou tormento no inferno
Refutação: Foi o próprio Senhor Jesus quem descreveu com detalhes os horrores do inferno. A Palavra de Deus nega veementemente a “salvação universal”, ensinando que aquele que não crer em Jesus já está condenado, porque não creu no nome do único Filho de Deus (Lc 12:5; 16:23; Jo 3:18).
10 – Jesus está com todas as pessoas em suas jornadas para Deus, não importa que caminho elas peguem para chegar a Ele
Refutação: Essa é uma mentira descarada e fatal. Jesus disse claramente: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6).
11 – Jesus está se desenvolvendo conosco
Refutação: Jesus está assentado à direita de Deus, reinando e governando o universo como o Todo-Poderoso que é, que era e que há de vir. A Bíblia diz que Nele não existe mudança alguma, porque Ele é ontem, hoje e será o mesmo eternamente. (Hb 11:12; 13:8; Tg 1:17; Ap 1:8).
12 – Não é necessário fé ou reconciliação com Deus, pois todos vão para o céu
Refutação: Jesus disse que somente aqueles que crerem Nele terão a vida eterna. (Jo 3:15; 3:36; 5:24; 6:40).
13 – A Bíblia não é verdadeira porque reduz Deus ao papel
Refutação: É evidente em todo o conteúdo da obra um esforço evidente em desacreditar a Bíblia, a Igreja e as Instituições. Ao contrário do que Paul Young tenta nos convencer, a Bíblia foi inspirada por Deus e é o registro fiel da revelação de Deus ao homem, feito sob a supervisão do Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus citou o Antigo Testamento diversas vezes, ratificando-o como a Palavra de Deus, e validou, antecipadamente, o Novo Testamento. (Lc 24:44; Jo 17:20; Hb 1:1-2; Ap 22:18-19).
Além dessa lista de heresias, transmitidas em afirmações diretas, por meio dos diálogos dos personagens, há muitos outros ensinos controversos insinuados sutilmente por meio de imagens e situações, que não vamos abordar aqui.
Para sua reflexão
Você percebeu alguma dessas heresias ao ler o livro ou quando assistiu o filme? Que outros desvios doutrinários você notou nessa obra? Você se deu conta de o quanto essas heresias são perigosas, quando vêm sutilmente embaladas em beleza e emocionalismo?
-
Fonte em inglês: generationcedar.com ↩︎